quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AJOVOKAM - Associação dos Jovens Voluntários de Kamubukwane

Na Obra Dom Orione em Maputo um grupo de jovens se reúne duas vezes por semana para ajudar as nossas crianças e também para fazer o seu encontro.
Hoje apresentamos em poucas linhas o que é e faz este grupo que tem o nome de AJOVOKAM (Associação de jovens voluntários do Distrito de Kamubukwane).

A Associação dos Jovens Voluntários de Ka Mubukwane (AJOVOKAM) é um grupo de jovens que voluntariamente respondeu ao chamado da insatisfação pelo senso comum em relação à marginalização dos mais desfavorecidos.
Tem como objectivo geral incutir nos jovens o espírito de solidariedade e responsabilidade social, envolvendo-os activamente nas actividades humanitárias e comunitárias no distrito de Ka Mubukwane.
Uma das principais características do voluntariado da AJOVOKAM é o trabalho não por interesse financeiro, mas sim pelo social. O voluntario da AJOVOKAM é um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável no seu tempo livre se compromete, de acordo com as suas aptidões, desenvolver acções de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade.

A associação é composta por duas faces:
1. A face representada pela criança em situação difícil, isto é, vulnerável não autónoma, prestando assistência humanitária e social, no Centro de acolhimento "Dom Orione" duas vezes por semana (4ª- feira e sábado).

2. A face representada pela comunidade e as diversas actividades que são desenvolvidas pela AJOVOKAM nos vários âmbitos de abordagem, como a saúde, cultura, informação e o envolvimento massivo da própria comunidade na identificação dos seus problemas e na busca de soluções viáveis para o melhoramento de sua qualidade de vida.
Nisto, acreditamos que não é fraco nem lunático aquele que luta pelos seus ideais e anseios no que concerne ao bem-estar da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário